De uma forma global, o mercado automóvel apresenta um bom comportamento. Em 2013, as vendas de veículos de passageiros e de veículos comerciais ligeiros novos ultrapassou, pela primeira vez, o limite de 80 milhões de unidades, tendo crescido 4% face a 2012. Este crescimento do mercado mundial deveu-se essencialmente às regiões emergentes e em transição que cresceram 5% em 2013, ultrapassando os 50 milhões de unidades. Já as regiões desenvolvidas cresceram apenas 2,6% em 2013, tendo chegado aos 33 milhões de unidades. Contudo, esse valor está ainda longe dos quase 39 milhões registados antes da crise, em 2005.
Com 21 milhões de registos de veículos ligeiros novos em 2013, a China afirma-se como líder. O top dos mercados de veículos ligeiros novos é ainda constituído pelos Estados Unidos, com 15 milhões de registos e o Japão com 5 milhões. Já Portugal é, entre os catorze países analisados, aquele que apresenta o menor número de novos registos em 2013: apenas 124 mil unidades.
«Graças às melhorias das expectativas, mas também à redução do preço do petróleo e dos combustíveis, os mercados mundiais estão a recuperar. Ainda que essa evolução seja feita a um ritmo diferente nas várias regiões do mundo, de uma forma global será batido um novo recorde de vendas. São sinais promissores para um mercado que foi profundamente abalado pela crise, mas que dá agora mostras de recuperação», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.