Porto e Norte registaram número recorde de dormidas de estrangeiros em 2014

O Porto e o Norte de Portugal registaram 2,6 milhões de dormidas de estrangeiros entre janeiro e outubro de 2014, mais 13,8% do que no período homólogo de 2013, anunciou hoje a Associação de Turismo do Porto.

Vale do Douro
"No final de 2014 superamos as 2,6 milhões de dormidas de estrangeiros no Porto e Norte de Portugal, quando de acordo com o PENT -- Plano Estratégico Nacional do Turismo - esse objetivo deveria ser alcançado somente no ano de 2015", afirma, em comunicado, a ATP.

O objetivo fixado para 2014 era o "incremento de 150 mil dormidas de estrangeiros no destino e no final de outubro esse objetivo foi duplicado", salienta, adiantando que "o crescimento de afluxo de turistas estrangeiros à região registou um número recorde".

As 2,6 milhões de dormidas de estrangeiros registadas naquele período do ano passado levam a entidade responsável pela promoção externa da região do Porto e Norte do país a adiantar ter sido assim antecipado "o objetivo proposto para 2015".

De acordo com a associação, entre janeiro e outubro do ano passado, "o número de dormidas de estrangeiros aumentou 304.700 relativamente ao mesmo período de 2013".

Espanha, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido ocupam os cinco primeiros lugares de países emissores, seguindo-se Itália, Holanda, Estados Unidos, Bélgica e Escandinávia.


"Contudo, o destino [Porto e Norte de Portugal] tem registado uma diversificação de mercados e existem atualmente outros mercados que começam a demonstrar alguma preponderância como é o caso da China, Rússia, Polónia, Índia, Irlanda, entre outros", destaca a associação.

A ATP aponta "a autenticidade e diversidade do destino, desde o património cultural e histórico, ao lazer, gastronomia e vinhos, assim como o facto de a região integrar quatro zonas classificadas património mundial pela UNESCO" como fatores que contribuem para este resultado.

A qualidade da oferta turística e de serviços, o facto de ser considerado um destino seguro e oferecer uma boa relação qualidade-preço são outros fatores "importantes".

Fonte: Agência Lusa

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