Joaquim Mourato tomou posse no IPB para segundo mandato como presidente do CCIS

Joaquim Mourato tomou posse como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), numa cerimónia realizada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no âmbito das comemorações do dia deste Instituto, e que contou com a presença do Ministro de Educação e Ciência, Nuno Crato. A sessão decorreu no passado dia 28 de janeiro, pelas 14h30.

Joaquim Mourato tomou posse no IPB
O atual presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) iniciou assim o segundo mandato na liderança do órgão que representa 15 institutos politécnicos e cinco escolas politécnicas.

«O CCISP continuará a afirmar a qualidade das instituições politécnicas e do serviço que prestam», afirmou na quarta-feira, dia 28 de janeiro, Joaquim Mourato na cerimónia de tomada de posse para o segundo mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O atual presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) foi reconduzido para dois anos de mandato à frente do órgão representante dos 15 institutos politécnicos e cinco escolas politécnicas não integradas portugueses.

Joaquim Mourato agradeceu a presença de todas as entidades e convidados, e destacou o todo o apoio prestado ao CCISP. «Conseguimos ser equipa, com desdobramentos constantes, acorrendo às inúmeras solicitações», assegurando que «tudo farei para continuar a merecer a confiança renovada que depositaram em mim».


No seu discurso, Mourato recordou as palavras proferidas há dois anos, quando assumiu pela primeira vez a presidência do CCISP, e reiterou a mesma disponibilidade para o exercício do segundo mandato: «Para proporcionar bom ambiente de trabalho entre os colegas, para promover o diálogo e os consensos possíveis, para preservar a diversidade das instituições e para ser porta-voz do Conselho». O presidente do CCISP dirigiu-se ao ministro da Educação e da Ciência sublinhando que pode continuar a contar com o diálogo aberto e franco, pois «ambos sabemos que queremos encontrar as melhores soluções para o ensino superior e para o país».

O ministro Nuno Crato parabenizou a reeleição de Joaquim Mourato, desejando-lhe os maiores sucessos, e destacou que o ministério tem desenvolvido um diálogo com o CCISP com o objetivo de contribuir para o futuro dos jovens. «O ensino superior politécnico mostra empenho, exigência e rigor na área de formação da educação, maximiza os recursos e promove o desenvolvimento das suas regiões», salientou Nuno Crato, enaltecendo ainda «o esforço dos nossos docentes e investigadores, que nas últimas décadas têm aumentado a qualificação e investigação no ensino superior». O ministro destacou ainda os programas +Superior e Retomar, bem como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

«Estamos cada vez mais seguros do contributo imensurável das Instituições Politécnicas para as regiões e para o país. Esta é uma certeza de um caminho percorrido no sentido certo. Precisamos de estabilidade e de apoio na afirmação do ensino superior politécnico e das suas instituições», reforçou Joaquim Mourato. «Refiro-me à estabilidade, por exemplo, no financiamento, na autonomia da execução orçamental, na simplificação administrativa no reporte de informação».

O reeleito presidente do CCISP evidenciou a evolução das instituições politécnicas que «têm um corpo docente mais qualificado que nunca, um nível de produção científica cada vez mais elevado e uma internacionalização crescente. Pretendemos aprofundar o Ensino Superior Politécnico e temos a ambição de colocar as nossas instituições no top internacional quando comparadas com as suas congéneres».


Joaquim Mourato terminou o seu discurso com a convicção de que «encontraremos a cooperação e o compromisso dos nossos governantes para o nosso caminho de desenvolvimento. O Conselho, tal como o fez no passado recente, irá apresentar e defender as propostas estratégicas para o desenvolvimento do ensino superior politécnico português».

Sobre o novo presidente do CCISP
Joaquim Mourato tem 49 anos e é casado. Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade da Extremadura (Espanha), e pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, pela Universidade Politécnica da Catalunha (Barcelona - Espanha), é, desde 2009, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre. Foi também administrador do mesmo Instituto, no qual é professor desde 1996.

É professor coordenador da ESTG do IPP, tendo sido ainda coordenador do sistema de gestão da qualidade, do sistema de gestão estratégica, e do mestrado de empreendedorismo e gestão de PME do Instituto. Coordenou o estudo de caracterização dos parques empresariais do Norte Alentejano e Extremadura e das relações económicas entre as duas regiões, editado pelo IPP. Sucedeu, em janeiro de 2013, a João Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança, na liderança do CCISP.

Nota de Imprensa CCIS

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN