Consórcio universitário do Norte vai ser formalmente constuído sexta-feira em Vila Real

O consórcio UNINorte entre as três universidades públicas do Norte do país, (Braga, Porto e Vila Real) vai avançar na próxima sexta-feira, mediante a assinatura de um protocolo que cria uma aliança estratégica para competir por fundos comunitários e alunos internacionais, além da partilha de parte dos recursos humanos e meios disponíveis nas instituições.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Uma das prioridades do consórcio será permitir a candidatura conjunta a fundos do programa-quadro Horizonte 2020, que valoriza projetos orientados para o desenvolvimento regional e local. Por isso mesmo, a Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), que gere estes fundos, teve e terá um papel crucial neste processo.

A cerimónia que selará o contrato de união entre as três universidades nortenhas contará com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e dos reitores António Cunha, da Universidade do Minho, Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto e António Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD.


O consórcio pretende rendibilizar a oferta educativa, das plataformas de conteúdos para ensino à distância e cursos online, da mobilidade de estudantes, da investigação, da partilha de recursos humanos, do investimento em áreas de interesse comum, bases de dados ou infraestruturas científicas ou da representação conjunta em redes transnacionais, refere a Agência Lusa citando um comunicado enviado por fonte da nova organização universitária .

Integram ainda os objectivos deste consórcio a promoção internacional conjunta da Região Norte como espaço de formação superior de referência e de investigação, onde se inclui a realização de ações conjuntas para atração de estudantes e investigadores estrangeiros.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN