O jovem estudante e compositor Macedense Rui Pedro Pinheiro reuniu um reportório musical com obras de várias regiões da Europa que atravessam diferentes séculos.
O concerto comentado de 45 minutos, finaliza com um excerto de uma cantata de Bach em dueto com o também Macedense António Malta Gomes, conhecido pelas interpretações em gaita de foles, assume aqui a faceta de violonista.
Rui Pedro Pinheiro
Rui Pinheiro, natural de Macedo de Cavaleiros, iniciou os estudos musicais numa escola de música particular na cidade de onde é natural, prosseguindo depois na Escola Diocesana de Música Sacra do Porto, na classe de Piano da Professora Maria João Correia. Posteriormente, é admitido na classe de Órgão do Professor Tadeu Filipe no Conservatório de Vila Real, onde também estuda Composição e ATC com a Ângela da Ponte. Em 2011 é admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa onde estuda Órgão sob orientação de António Duarte, actual organista da Catedral de Lisboa.
Nesse mesmo ano é aceite na Escola Superior de Música de Lisboa no Curso de Composição, onde actualmente se encontra a finalizar a licenciatura e no curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa onde também estuda. Desde 2012 que é aluno da classe de Órgão do Professor Doutor João Vaz, Organista Titular de S. Vicente de Fora.
É director artístico e fundador do Festival de Música de Macedo, foi responsável pela criação e direcção artística da Orquestra de Câmara Contemporânea. É presidente da Associação Reanimarte – Associação Cultural. Foi responsável pela rubrica musical “Preludio com Rui Pedro” que passava diariamente na Rádio Onda Livre. Em Maio de 2014, venceu o 3º Prémio do “Promissing Young Composers” da Warren County Music School, Filadelfia, EUA.
António Malta Gomes
António Malta Gomes, nasceu a 20-10-1998 em Macedo de Cavaleiros. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Bragança, com 12 anos, na classe de violino com o professor Hugo Rodrigues e na classe de Formação Musical com o professor João Dias.
Foi primeiro violino da Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Bragança. Teve aulas de Coro e de técnica vocal orientadas pelo professor João Dias. Representou a escola Brigantina com o coro BriChoirT numa digressão a França, ao conservatório de Pavillions-sous-Bois.
Atualmente estuda na ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela), ainda sobre a instrução violinística do professor Hugo Rodrigues. Violinista da OSE (Orquestra Sinfónica Esproarte) e da camarata orientada pelo violoncelista José Francisco Dias.
No verão de 2014 ingressou na orquestra sinfónica do FMJ (Festival de Música Jovem) onde teve aulas de naipe com a professora Anne Victorino de Almeida.
NI Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
