A Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) assinou esta sexta-feira, 10 novos acordos de cooperação para o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), passando de 79 para 89 acordos. Assim, a SCMB passa a ser a IPSS do distrito com maior número de utentes nesta resposta social.
 |
Equipa de apoio domiciliário |
“Estes novos acordos vem dar resposta ao número crescente de pedidos que temos de famílias que precisam deste apoio”, realça o provedor da SCMB, Eleutério Alves. A instituição foi uma das comtempladas juntamente com outras 43 dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu e que são as primeiras no âmbito de um reforço de 50 milhões de euros para ação social.
O objetivo é beneficiar mais de 470 novos utentes. Os acordos de cooperação foram oficializados na Segurança Social distrital pelo secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, que explicou que este apoio pretende dar resposta desde a deficiência, a idosos, crianças em risco e outros apoios sociais, totalizando quase dois milhões de euros de comparticipação da Segurança Social.
A resposta social SAD visa prestar cuidados e serviços a famílias ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas ou a realização das atividades instrumentais da vida diária nem disponham de apoio familiar.