Interior 2.0 exorta à participação dos cidadãos na procura de soluções

Os cidadãos de Trás-os-Montes são convidados nos próximos meses a participar na discussão de ideias ou sugestões para os problemas da região no âmbito da iniciativa Interior 2.0 apresentada hoje, em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança.

Foto: Facebook Interior 2.0
A promotora é a ColorElephant, uma empresa da área das tecnologias, que, até abril, promove oito workshops, ações em escolas e um concurso de ideias a nível nacional para dinamizar as regiões do interior, os chamados territórios de baixa densidade populacional, através do envolvimento da sociedade.

Ricardo Sousa, da organização, explicou que a "ideia é pegar numa discussão que normalmente está ligada a ciclos políticos ou em portas fechadas e levar esta discussão e atenção destas temáticas para a rua, para as pessoas, para que as empresas, os que vivem, os que tiveram de sair, possam envolver-se na construção daquilo que são as soluções para os próximos anos nestas regiões".

Os promotores não têm a ambição de "resolver todos os problemas de forma milagorsa", mas acreditam que se a discussão for aberta à participação da sociedade civil "ganha valor e há um próprio sentimento de envolvimento".


Até abril, estão previstos sete workshops, com o evento final em Bragança, a capital de distrito, uma campanha junto dos media, iniciativas junto das escolas e concurso de ideias na Internet.

"Não é um concurso para criar empresas, é um concurso para perceber de que forma é que uma pessoa pode não ter aspirações empreendedoras, (mas) consegue ver a situação e o potencial futuro", explicou.

A organizadora tem como parceiros as autarquias locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e quer "chamar a atenção sobre o problema dos territórios de baixa densidade populacional e garantir que as pessoas nos grandes centros urbanos oiçam falar e possam também contribuir para algum equilíbrio".


Esta é segunda edição do programa Interior 2.0 dedicada a Trás-os-Montes depois de a primeira se ter focado na região de Nelas, em Viseu, e ter dado origem a um projeto de criação de uma rede de recolha e distribuição de produtos regionais, segundo aquele elemento da organização.

A empresa ColorElephant, promotora da iniciativa, foi criada em Carregal do Sal, como explicou Ricardo Sousa, e "a certa altura quando quiseram crescer e contratar foram obrigados a ir para o Porto pela falta de talento" a nível local.

A experiência levou os sócios a refletir e a estimular os cidadãos a fazê-lo também com a iniciativa Interior 2.0.
 HFI // MSP
Lusa/fim

Fonte: Agência Lusa

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