Em 2013, 65% dos portugueses diziam ter perdido poder de compra face ao ano anterior, valor que desceu significativamente, situando-se agora nos 33%. Atualmente, a maioria dos consumidores (64%) considera que o seu poder de compra se manteve igual em 2014. O mais recente estudo do Observador Cetelem revela ainda que uma minoria (2%) viu o seu poder de compra aumentar.
Quanto às previsões para o futuro, os portugueses parecem agora mais otimistas face a 2013. No ano passado, a maioria dos inquiridos (58%) pensava que o seu poder de compra iria diminuir, enquanto atualmente a generalidade dos consumidores (64%) acredita que o seu poder de compra manter-se-á semelhante em 2015. Ainda assim, 29% percecionam perder poder de compra no próximo ano. O estudo revela também que apenas 1% dos inquiridos acredita que o seu poder de compra será maior em 2015.
Tal como no ano passado, os portugueses entre os 55 e os 65 anos são os que mais se queixam de ter perdido poder de compra (54%) face a 2013. São também a faixa etária mais pessimista em relação ao futuro, já que 47% preveem ver a sua situação agravada no próximo ano. Já os consumidores mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, são os que menos dizem ter perdido poder de compra: apenas 20% o afirmam.
Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2014. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.
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