A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (Animar) quer mobilizar a sociedade para um combate nacional contra a morte do interior do país afectado pelo despovoamento, envelhecimento e desemprego, juntando para o efeito políticos, académicos e técnicos num fórum que decorrerá na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) nos próximos dias 7 e 8 de novembro.
Na edição deste ano o II Fórum do Interior está subordinado ao tema “Pensar e Agir para a Sustentabilidade e Viabilidade dos Territórios de Baixa Densidade”, pretendendo reflectir sobre os principais problemas dos territórios de baixa densidade.
Uma jornada de trabalho e reflexão onde se pretende equacionar os problemas e apontar as “pistas para a sustentabilidade e viabilidade dos territórios rurais de baixa densidade, incentivando os cidadãos, as organizações da sociedade civil, a comunidade académica, as pequenas e médias empresas e as instituições públicas a apresentar contributos e a formular propostas para a construção de novas políticas e estratégias para o interior português”.
Durante estes dois dias vão passar pelo Auditório de Geociências da UTAD, em Vila Real, diferentes oradores, entre teóricos universitários que centram a sua investigação em questões do desenvolvimento regional e local, até autarcas que no seu dia-a-dia se confrontam com os problemas reais. O objectivo é indicar os caminhos mais adequados para promover um programa de desenvolvimento sustentado nos territórios de baixa densidade.
No final do encontro, dia 8 pelas 19h00, será apresentado o livro «Territórios-rede, a inteligência territorial da segunda ruralidade», de António Covas.
Programa:

