Os socialistas dizem “nunca ter feito qualquer comentário ou emitido qualquer opinião sobre este assunto", pois, defendem, "a justiça faz-se em sede própria e não em praça pública ou em qualquer fórum político”. No entanto, a recente condenação do autarca eleito pelo PSD constitui, no entender do Partido Socialista, um assunto de “extrema gravidade”, o que obrigou, referem, a uma tomada de posição pública por parte do PS.
“Neste momento a preocupação do Partido Socialista prende-se, como não podia deixar de ser, com as consequências negativas que este processo trará à nossa terra. Macedo de Cavaleiros nunca antes tinha sido notícia por uma situação desta natureza. Preocupa-nos que o Dr. Duarte Moreno, com sucessivos recursos, venha prolongar este processo e leve a que o nome de Macedo de Cavaleiros faça manchetes de jornais pelos piores motivos e assim seja recordado por largos anos”, lê-se no comunicado.
Tal facto leva a Comissão Política do Partido Socialista de Macedo de Cavaleiros a “apelar” para que o autarca em exercício na Câmara Municipal, Duarte Moreno, renuncie ao seu mandato. “ Pense em Macedo e nos Macedenses e não nos prejudique mais arrastando-nos para um penoso e desprestigiante processo judicial. Macedo e os Macedenses não merecem nem podem passar por isso”, refere-se no comunicado.
“Entendemos, assim, que o Dr. Duarte Moreno deverá renunciar ao cargo de Presidente do nosso município e que, com esta decisão, permita que Macedo e os Macedenses prossigam um caminho sem sombras, sem mácula e sem obstáculos” .
Perante as dúvidas instaladas no seio dos socialistas, a concelhia do PS de Macedo de Cavaleiros, num comunicado distribuído às redações dos órgãos de comunicação social, exorta o atual presidente da Câmara Municipal a renunciar ao cargo que ocupa no município.
