CERCIMAC (Macedo de Cavaleiros) ainda não tem a comparticipação da Segurança Social

A Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadão Inadaptados de Macedo de Cavaleiros (Cercimac) está há meses sem a habitual comparticipação da Segurança Social, o que transforma a gestão do novo lar residencial destinado a pessoas portadoras de deficiência num acto de extrema dificuldade.

Segundo a direcção da Cercimac, em declarações à Agência Lusa, "A obra está concluída e licenciada desde março e estamos a aguardar pelos contratos com as entidades competentes para fazer a abertura oficial do nosso lar".

O novo lar é foi apresentado já publicamente e destina-se a pessoas portadoras de deficiência. “Hoje fazemos apenas a sua apresentação pública, já que estamos sem acordos com a Segurança Social", disse à Lusa a presidente da direção da Cercimac, Luísa Garcia.

A nova estrutura custou cerca de 1,2 milhões de euros, sendo comparticipado pelo POPH e tendo a capacidade para 24 utentes, aguarda desde março, pelos contratos de comparticipação com do Estado, através da Segurança Social, para a sua entrada em financiamento.

"A obra está concluída e licenciada desde março e estamos a aguardar pelos contratos com as entidades competentes para fazer a abertura oficial do nosso lar", referiu Luísa Garcia, citada pela Agência Lusa.

Segundo a dirigente associativa ainda não existe uma data marcada para a abertura oficial do novo lar, aguardando, por isso, disponibilidade das entidades competentes para a realização dos necessários acordos que garantam a participação do estado na gestão deste novo equipamento social destinado a 24 pessoas "com baixos recursos económicos e financeiros".

"Sem os acordos com a Segurança Social, é praticamente impossível a instituição suportar todas as despesas”, referiu  a responsável, citada pela Agência Lusa,   na apresentação feita à população de Macedo de Cavaleiros no passado dia 14 de agosto.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN