A Associação Cultural e Social do Amieiro, promove um rastreio oral aos seus utentes e associados, no dia 16 de Julho, a partir das 10h30, em colaboração com a Associação Mundo a Sorrir (Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses), no âmbito do projecto “Sorrisos de Porta em Porta”.
 |
“Sorrisos de Porta em Porta” na aldeia do Amieiro,
concelho de Alijó
|
No âmbito do seu plano de actividades, a Associação Cultural e Social do Amieiro, convidou a Associação Mundo a Sorrir para vir ao Amieiro apresentar o projecto “Sorrisos de Porta em Porta” e com ele sensibilizar os seus utentes, associados e colaboradores para a importância da higiene e da saúde oral.
A Mundo a Sorrir surgiu em Julho de 2005 para trabalhar no campo da saúde, nomeadamente na área da Saúde Oral, com o principal objectivo de promover o bem- estar das comunidades mais desfavorecidas, excluídas e marginalizadas, levando informação e cuidados básicos, para que a Saúde Oral passe a ser um direito universal e acessível a todos os indivíduos, independentemente da sua posição económica, cultural e social. Esta organização é pioneira neste tipo de associativismo em Portugal, e desempenha a sua acção a nível nacional e internacional, através de programas de saúde e apoio ao desenvolvimento sustentado.
O projecto “Sorrisos de Porta em Porta”, está a decorrer desde 2013 e visa melhorar a qualidade de vida na população idosa, em Portugal. Tem como objectivos, acompanhar e melhorar a saúde oral dos idosos que se encontram em instituições como Lares e Centros de Dia e, formar e capacitar os profissionais que lidam com eles, para a valorização e cuidados a terem nesta área.
A Associação do Amieiro, destaca a receptividade de todos os utentes e colaboradores, que não poderia ter sido melhor! É sempre um prazer receber quem nos visita, um momento de convívio e de estímulo à sociabilização, uma vez que as nossas aldeias e os nossos idosos se encontram muito isolados.
Na tentativa de reverter esta situação, a Associação do Amieiro, uma IPSS que disponibiliza o Serviço de Apoio Domiciliário à população, tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de iniciativas e dinâmicas, quer no Amieiro, quer nas aldeias vizinhas, e estabelece parcerias com diferentes projectos e entidades, sempre que possível, para que também na nossa realidade (rural, interior e desertificada), haja a oportunidade de promover o conhecimento, a inovação social e boas práticas de cooperação interinstitucional.