A propósito do Dia do Ambiente que se celebra amanhã, o Observador Cetelem revela dados de um estudo que demonstra que os portugueses estão entre os europeus com maior consciência ecológica: 74% declaram que utilizariam mais a viatura se esta poluísse menos. Um valor acima da média europeia que se situa nos 68%.
 |
| Portugueses utilizariam mais o automóvel se este poluísse menos |
O mesmo estudo indica que 59% dos Europeus pensam que as viaturas são a causa principal da poluição. Os Portugueses têm uma perceção menos agravada da responsabilidade dos automóveis na poluição (57%), à semelhança dos Alemães (46%) e dos Turcos (51%). No estudo, denota-se uma progressão desta convicção nos consumidores europeus quando comparados com os resultados obtidos em 2009 (49%, -10 pontos do em 2014). Uma progressão menos vincada em Portugal (2009: 54% e 2014: 57%) e em França (2009: 54% e 2014: 55%).
Na análise por género, a comparação entre homens e mulheres demonstra que as mulheres são as mais preocupadas com o futuro das gerações vindouras e associam com maior frequência as viaturas à poluição. Portugal segue a tendência Europeia com 61% das mulheres a afirmarem que estão convencidas de que as viaturas são a causa principal da poluição, contra apenas 54% dos homens (+7 pontos, a média Europeia situa-se nos 62% nas mulheres e 55% nos homens).
Um Europeu em cada dois está confiante e é da opinião que o problema ligado à poluição automóvel encontrará uma solução na próxima década. Uma confiança partilhada tanto pelos Turcos (70%), que associam com menor frequência a viatura à poluição, como pelos Espanhóis (65%), que apontam largamente o dedo para a poluição automóvel. Os Alemães (36%) e os Franceses (37%) estão menos convencidos de que este problema seja resolvido durante a próxima década. Já os Portugueses estão divididos (52%).
Um Europeu em cada dois está confiante e é da opinião que o problema ligado à poluição automóvel encontrará uma solução na próxima década
As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2014, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de novembro de 2013, em oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.