Parceria vai colocar Unidade Móvel de Saúde a percorrer todas as aldeias do concelho Macedo de Cavaleiros

Um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a Santa Casa da Misericórdia e o Centro de Saúde (ULS Nordeste) vai reativar a Unidade Móvel de Saúde.

Parceria  vai colocar Unidade Móvel de Saúde a percorrer 
todas as aldeias do concelho Macedo de Cavaleiros
Uma parceria que vai colocar a Unidade Móvel de Saúde a percorrer todas as aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros (66 localidades), e cujo périplo tem início já no próximo dia 12, segunda-feira, às 10h, em Chacim, em frente à Junta de Freguesia.

A Unidade Móvel de Saúde estará especialmente vocacionada para a prevenção, vigilância da saúde, prestação de cuidados de enfermagem à população, nomeadamente à mais idosa e com dificuldades de acesso ao Centro de Saúde.

Diariamente, esta unidade desencadeará um conjunto de serviços que permita disponibilizar melhores cuidados de saúde nas populações, apostando na prevenção. Tais como: humanizar os cuidados de saúde primários; diagnosticar o estado de saúde da população; desenvolver um projeto de intervenção na comunidade a fim de minimizar a morbilidade associada às doenças do aparelho circulatório, respiratório e outros; efetuar exames de diagnóstico; entre outras atividades de saúde a fomentar.


A sua ação vai também procurar estabelecer relações com outros níveis de cuidados, assegurando uma adequada continuidade, médica, social e ao nível dos programas de educação.

O acordo de cooperação fixado a 23 de abril último estabelece as seguintes obrigações às partes: ao Centro de Saúde, a disponibilização diária de um enfermeiro; fornecimento do material médicocirurgico e consumível, assim como o outro material de apoio à referida prestação de cuidados, designadamente, recipientes para acondicionamento e transporte de resíduos decorrentes; à Santa Casa da Misericórdia a disponibilização da viatura; à Câmara Municipal, assegurar os seguros da UMS e dos seus ocupantes, a disponibilização de um motorista, do combustível e da assistência técnica, com uma revisão mensal.

Um investimento anual previsto de 16.900€.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN