Estão a ser construídos no concelho de Alfândega da Fé parques para repovoamento de coelho bravo. O objectivo é fomentar a reprodução desta espécie de forma a garantir a existência de caça nas reservas do concelho. Estes parques pretendem criar condições que garantam o repovoamento de espécies vulneráveis como o coelho.
 |
Eucísia e Alfândega avançam com parques de criação
de coelho
|
Neste âmbito, o município promoveu a vinda do Professor Paulo Alves, especialista do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e recursos Genéticos) da Universidade do Porto a Alfândega da Fé para visitar os parques em construção da Gouveia e Alfândega da Fé e aconselhar os criadores sobre meios e técnicas eficazes e que ao mesmo tempo respeitem a integridade ambiental e cinegética.
Suspender o uso de manjanos e utilizar os merouços foram alguns dos conselhos dados pelo Professor Paulo Alves e que permitiram aos parques criar animais em condições mais seguras e naturais.
O Conselho Municipal Cinegético bem como os representantes das zonas de caça do concelho têm vindo a apresentar os principais problemas sentidos na prática desta actividade junto do município, entre os quais se destaca a redução do número de espécies cinegéticas locais.
O município tem vindo a apoiar as iniciativas relacionadas com a caça e pretende estabelecer parcerias estratégicas para dinamizar o sector. A vinda de especialistas e a promoção de encontros temáticos são algumas das iniciativas promovidas pelo município.