Inovações tecnológicas não chegam para convencer os automobilistas

Apenas 51% dos Portugueses confessa que as inovações tecnológicas poderiam convencê-los a fazer uma utilização mais intensa do automóvel, valor ligeiramente abaixo da média europeia (52%). Um dado revelado pelo Observador Cetelem e justificado no estudo pelo facto da principal preocupação dos consumidores ser os custos da “automobilidade”.



Ainda assim, os Portugueses não são os mais contidos, uma vez que uma percentagem ainda menor de Alemães (39%), Belgas (41%) e Franceses (48%) afirmou que as inovações tecnológicas poderiam despoletar uma maior utilização da viatura.

O estudo conclui ainda que os Turcos (81%), os Italianos (58%) e os Espanhóis (56%) são os mais entusiastas das inovações tecnológicas, uma vez que admitem que fariam um uso mais intensivo dos seus automóveis, caso estes fossem equipados com GPS integrado, sensor de marcha atrás, TV para passageiros ou outra tecnologia suplementar.

«Relativamente às expetativas em matéria de inovação, os consumidores europeus exprimem necessidades bem calculadas. Deste modo, o equipamento dos veículos com tecnologias inovadoras não é um fator que possa desencadear uma utilização mais intensa do automóvel. As preocupações dos consumidores continuam a ser principalmente os custos, sejam da compra, da manutenção ou da utilização» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2014, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de novembro de 2013, em oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN