A Câmara Municipal promoveu, a 16 de abril, uma visita pelos lugares de memória de Alfândega da Fé. Cerca de meia centena de pessoas vestiram o papel de turistas para ouvir o historiador Paulo Costa contar histórias e a história de Alfândega.
 |
| Alfândega assinalou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios |
A iniciativa, integrada nas comemorações nacionais do dia internacional dos monumentos e sítios, percorreu património e locais mais emblemático da sede do concelho. A ideia passou por sensibilizar os participantes para a importância do património concelhio, a necessidade da sua preservação ao mesmo tempo que se davam a conhecer factos e curiosidades relacionadas com a história do concelho.
Com início na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues a visita passou pela Capela de S.Sebastião, parou na escultura da Cabeça do Soldado Romano, avançou pelo antigo e atual edifícios dos Paços do Concelho e subiu em direcção à zona mais antiga da vila.
Aqui, após um enquadramento relativo à Igreja Matriz e Capela da Família dos Ferreiras as atenções voltaram-se para a Torre do Relógio. Edifício emblemático da vila que a Câmara quer recuperar e colocar acessível a munícipes e turistas.
Um trabalho que conta com a colaboração do historiador Paulo Costa, que conduziu a visita pelos lugares de memória de Alfândega da Fé.
Daí que esta iniciativa possa também ser entendida como parte integrante da estratégia da autarquia para a valorização, preservação e divulgação dos património e da memória concelhia.