Ora aí está uma ideia luminosa

Neste sábado mais recente surgiu a notícia de que Durão Barroso não terá o seu pensamento dirigido para a próxima eleição para o Presidente da República, antes ponderando um tempo sabático ou um cargo político internacional.

Espero que a notícia seja verdadeira e que Durão não mude de ideias. Todos teremos a ganhar, e talvez o próprio evite uma razoável derrota. A ser verdadeira a notícia, a mesma tipifica uma ideia luminosa.

Menos certa é a ausência de uma candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, malgrado os atestados de perfil inapropriado por parte de Pedro Passos Coelho e de risco pelo lado de Pedro Santana Lopes. Em ambos os casos há muito de verdade, embora as críticas do ex-Primeiro-Ministro sejam as mais assertivas, tendo ele mesmo e o seu Governo sido vítimas do comentário de Marcelo.

A prova de que Pedro Santana Lopes tem razão reside no facto de nunca gastar o meu tempo com o programa dominical de entretenimento de Marcelo. De um modo muito geral, trata-se de um tempo de conversa completamente inútil, mas a que o próprio Santana Lopes, tal como Rui Gomes da Silva, acabaram por dar um mínimo de credibilidade, vindo a ser despejados do poder pouco depois.

Um ponto há, porém, em que o ex-Primeiro-Ministro não tem razão, e que é o que resulta de se ter esquecido do histórico artigo de Aníbal Cavaco Silva, no Expresso, sobre a Lei de Gresham, ao redor da boa e da má moeda. Diga-se o que se disser, este documento foi o toque essencial que pôs um fim no Governo presidido por Pedro Santana Lopes. Basta olhar o que se tem passado com Pedro Passos Coelho, para de imediato se perceber que este simplesmente passou ao lado do que de bom ou mau vai Marcelo dizendo domingo após domingo.

Diz agora Manuel Alegre que a esquerda tem uma boa oportunidade em face da eleição presidencial. Bom, é verdade, mas não é tudo. A prova de que assim é está nas duas anteriores eleições, ambas levadas de vencida por Aníbal Cavaco Silva, mas apenas por via da histórica divisão ampla entre o PS e os partidos de esquerda.

Acontece que tanto Marcelo como Durão têm terríveis fatores negativos em face da próxima eleição para o Presidente da República. O primeiro deixou o Governo, o País e os portugueses, mas apenas para ascender a um lugar internacional. O segundo, para lá de quanto todos sempre puderam ver aos domingos, tem agora estes punhados fortes de verdade, expostos por Pedro Santana Lopes.

Em contrapartida, o PS e os partidos de esquerda têm uma excelente oportunidade, mas que só poderá conduzir à vitória se existir unidade. Ora, eu pude já salientar que são duas as personalidades com elevado potencial para vencer tal eleição: António Costa e Boaventura Sousa Santos. Escrevi isto mesmo ao tempo em que se tomou conhecimento da saída do PCP de Manuel Carvalho da Silva. E já agora, junto a este dois nossos concidadãos um terceiro: Diogo Freitas do Amaral. O académico tem, por igual, todas as condições para um exercício marcante do alto cargo de Presidente da República, para lá de ter sido um constituinte, de ser um democrata-cristão, e de possuir uma sensibilidade muitíssimo elevada em face do imperativo da defesa da dignidade humana. Um dado, porém, é certo: estas três eleições que aí vêm poderão salvar a Revolução de 25 de Abril e a Constituição de 1976, ou, pelo contrário, enterrá-las de vez. De modo que se justifica a pergunta: o que irão fazer, desta vez, o PS e os partidos de esquerda?

Por fim, espero bem que os portugueses se não esqueçam dos avisos recentes de Diogo Freitas do Amaral, no sentido de que chumbem rotundamente a atual coligação PSD/CDS/PP nas próximas eleições legislativas, ou seja, também nas europeias. E já agora – digo eu –, o essencial é ter um Presidente da República que seja, garantidamente, alguém desde há muito identificado com a Constituição de 1976 e com a construção da democracia na III República, porque assim se evitarão repetições da desgraça que se tem visto com a atual Maioria-Governo-Presidente de direita. Veremos o que irão fazer os partidos políticos e os portugueses.

Hélio Bernardo Lopes

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN