Portugueses que utilizam cartão de crédito no Natal esperam gastar até 262 euros

As intenções de gastos com cartão de crédito para compras de Natal aumentam em 2013, quando comparadas com anos anteriores. Em 2011, os portugueses pretendiam gastar 260 euros, valor que baixou para 251 euros em 2012.



Atingiu-se o valor mais elevado em três anos: os portugueses estimam gastar, em média, 262 euros do cartão de crédito neste Natal. Note-se também que 2% dos inquiridos estimam gastar acima dos 1.000 euros, intenção que até aqui nunca tinha sido verificada neste estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compras de Natal”.

O mesmo estudo indica que os portugueses optam cada vez menos por utilizar um cartão de crédito. Este Natal, só 13% dos inquiridos admitem ter intenções de recorrer ao cartão de crédito para pagar as despesas da época. Este valor compara negativamente com o ano passado, quando foi 24% e 2011 com 18%.

São os mais jovens que menos possuem cartão de crédito e que também menos o querem utilizar no Natal. 97% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos não o possuem e apenas 3% diz que pretende usar este meio para pagar as despesas natalícias. Só a faixa etária dos 55 aos 65 anos apresenta números semelhantes. Destes, 93% não possui cartão de crédito e só 4% o vão usar este Natal. A faixa etária com maior utilização de cartão de crédito é a que se encontra entre os 35 e os 44 anos: “apenas” 61% não o possuem e 23% espera utilizá-lo no Natal.

Sem surpresas, são as classes mais altas que revelam maiores intenções de utilização deste meio de pagamento. Todavia, na classe AB/C1, ainda são 71% os que não possuem cartão de crédito e apenas 17% o vão utilizar neste Natal. Apesar disso, em comparação com a classe mais baixa (C2/D) reparamos que os números são inferiores. 97% dos sujeitos que pertencem a estas classes socioeconómicas não possuem cartão de crédito, sendo que nenhum tenciona utilizá-lo neste Natal.

Os portuenses são os que mais possuem cartão de crédito. 31% têm-no e 14% vai utilizá-lo nas compras de Natal. Já os lisboetas apresentam um rácio mais diminuído: 79% não têm cartão de crédito, mas por outro lado há um maior número de indivíduos a usá-lo (16%).

Este estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Portugueses no Natal 2013” foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

Ver estudo »»

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN