MTI anuncia resultados "promissores" na prospeção mineira em Torre de Moncorvo

A empresa MTI - Ferro de Moncorvo, SA, indicou que os trabalhos de prospeção em curso na serra do Reboredo, em Torre de Moncorvo, têm mostrado "resultados promissores" pela qualidade das amostras de minério de ferro já recolhidas.


Naquela área mineira, situada na região transmontana, encontram-se de momento duas máquinas de prospeção de minério de ferro em atividade continua e os investidores dizem acreditar no "potencial do projeto".

"A prospeção na serra do Reboredo evolui muito nos últimos tempos, já que tentámos colmatar uma lacuna existente em termos históricos naquela área mineira relativa à qualidade do minério", disse hoje à agência Lusa o presidente da MTI, Vítor Correia. O responsável referiu que é agora é preciso definir de forma mais "criteriosa" as reservas existentes naquela zona de prospeção.

Outros dos aspetos a destacar nos trabalhos em curso é que se começa a fazer uma análise metalúrgica à qualidade do produto que está a ser retirado do subsolo, através do método de prospeção.

"Através de acordo de colaboração, estamos a fazer ensaios em siderurgias da Europa, onde estamos a tentar perceber se este minério de ferro tem as características adequadas para ser utilizadas nessas unidades transformadoras", acrescentou Vítor Correia.

A MTI, empresa que poderá explorar os depósitos de ferro em Torre de Moncorvo, já disse que irá investir cerca de 600 milhões de euros "logo que haja um decisão favorável sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA)".

Os responsáveis pela empresa acreditam na conclusão do EIA ainda durante o período de verão ou, no limite, até ao final do corrente ano.

A MTI já prestou uma caução ao Estado no valor de 700 mil euros (o total a prestar de caução é 1,2 milhões de euros), tendo iniciado várias frentes de trabalho necessárias à definição da viabilidade técnico-económica da exploração e aos estudos de pré-viabilidade e viabilidade do projeto.

A empresa mineira tem ainda um período de 3,5 anos para definir a viabilidade técnico-económica e ambiental da exploração e efetuar os estudos de pré-viabilidade e de viabilidade do projeto.

A multinacional MTI assinalou hoje o Dia Europeu dos Minerais com um conjunto de iniciativas que quiseram manter informada a população do concelho de Torre de Moncorvo sobre o projeto de exploração mineira em curso naquela região.
FYP // JGJ
 Lusa /fim
Agência Lusa

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN