Livro sobre Santos júnior apresentado na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo

No passado dia 3 de Março, Sábado, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu a apresentação do livro “Santos Júnior e os Intelectuais Galegos”, epistolário de Isaac Estraviz.

O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, deu início à sessão, tomando depois a palavra e em nome da família o filho do professor Santos Júnior, Norberto Santos, que procedeu à apresentação do livro.

O autor do livro, Isaac Estraviz, apresentou uma gravação áudio de um discurso proferido por Santos Júnior na Homenagem a Outeiro Pedraio na comemoração do 80 aniversário em 1968. Referiu ainda a língua na Galiza e falou sobre Santos Júnior, a Galiza e os Galegos.

O livro apresentado reproduz inúmeras cartas que Santos Júnior trocou com os intelectuais galegos do seu tempo, ajudando a entender o que se tem produzido na Galiza e o significado de Portugal na recuperação galeguista.

No átrio da biblioteca estava também patente uma exposição sobre publicações e autores galegos e sobre a correspondência trocada entre Santos júnior e os galegos.

Santos Júnior foi um zoólogo, ornitólogo, antropólogo, etnógrafo e arqueólogo que tinha uma forte ligação a Torre de Moncorvo, terra de naturalidade de sua esposa, e cujo espólio se encontra no Centro de Memória de Torre de Moncorvo.

Isaac Alonso Estraviz nasceu em 1935, na Galiza, é também autor do Dicionário de Língua Galega, Estudos Filológicos Galegoportugueses e do Dicionário de Língua Galego-portuguesa. Escreveu também “Os Intelectuais Galegos e Teixeira de Pascoais – Epistolário” e “Eugénio de Castro e a Galiza – Epistolário” ambos com a colaboração de Eloísa Álvarez.

A actividade, promovida pelo Município de Torre de Moncorvo contou com a participação de cerca de 80 pessoas e está inserida nas Festividades da Amendoeira em Flor.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN