Exportações, importações e inflação em alta na Região Norte

Desemprego registado diminui e inverte tendência de crescimento. Indústrias tradicionais aumentam volume de negócios.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) publicou ontem, 4 de Julho, o boletim “Norte Conjuntura” relativo aos dados do primeiro trimestre de 2011, com os indicadores disponíveis até 14 de Junho passado.

Nesta edição do “Norte Conjuntura” destacam-se o crescimento das exportações e importações regionais e a subida da inflação, impulsionada pelos preços das energias.

As exportações da Região do Norte terão aumentado em valor, neste primeiro trimestre e em termos homólogos, 18,7%, enquanto as importações terão crescido 22,9%, também em valor, tendo-se observado fortes crescimentos dos índices de preços implícitos. Deste modo, as exportações regionais mantiveram um crescimento em valor semelhante ao do trimestre anterior e ligeiramente superior ao observado para o total das exportações portuguesas. Os plásticos (+33,6%), as obras de ferro fundido, ferro ou aço (+20,8%), o calçado (+19,6%), a borracha (+17,0%) e os produtos da fileira automóvel (+15,9%) estão entre os principais produtos de exportação da Região do Norte.

As indústrias tradicionais da região dão também sinais positivos ao registarem um aumento do volume de negócios a nível nacional, nomeadamente nos sectores têxtil, do vestuário e do calçado.

O boletim “Norte Conjuntura” destaca uma inversão da tendência negativa do desemprego registado nos centros de emprego, com uma diminuição de 2,3 por cento face ao período homólogo, valor particularmente positivo, tendo em conta que, no trimestre anterior, se registava um crescimento de 3,9 por cento. Na média do 1º trimestre, a maior parte dos concelhos do Norte (49 em 86) observaram uma tendência decrescente do desemprego registado.

O boletim “Norte Conjuntura” disponibiliza uma análise conjuntural nos domínios do mercado de trabalho, emprego e desemprego, endividamento das empresas, comércio intracomunitário, desempenho das indústrias tradicionais, construção e habitação, turismo, preços no consumo e “monitorização do QREN".

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN