Vai ser inaugurada a Sala de Exposições Temporárias do Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros

No próximo dia 25 será inaugurada a Sala de Exposições Temporárias do Museu de Arte Sacra. “Escultura Religiosa – Os gen(ios)es escultórioas” é a exposição que estreia a nova valência deste espaço cultural.

Esta exposição conjuga 3 gerações da escultura estatuária religiosa. Além da expressão pela mesma forma de arte, a partilha de um apelido comum, indissociável da arte sacra portuguesa: Thedim. José Ferreira Thedim (pai), José Ferreira Thedim (filho) e Mamede Thedim (neto), este ainda vivo, são autores de uma imensa obra.

Tudo começou na segunda metade do séc. XIX. José Ferreira Thedim (pai), então um exímio carpinteiro, concilia a sua habilidade profissional com o manifesto gosto e paixão pela escultura religiosa. Passou a ser um dos principais fornecedores das principais casas de artigos religiosos, com destaque para as figuras de santos e conjuntos escultórios.

O seu filho mais velho, baptizado com o mesmo nome, como gratidão ao Santo protector dos carpinteiros, é o mais reconhecido do clã. Mesmo em períodos conturbados de guerras, fomes, pestes, vive ora a esculpir, ora a estudar a vida de santos, que retrata e cujas imagens seriam espalhadas pelos cinco continentes. Autor da célebre imagem Peregrina de Nª Sr.ª de Fátima, esculpida nos anos 40 do século passado, segundo indicações da própria irmã Lúcia, foi condecorado pelo Grau de Comendador pela Santa Sé.

O seu legado artístico genético, viria a revelar-se pelas mãos do seu filho Mamede Thedim. O contributo deste, ultrapassou as barreiras da técnica escultória, dominando na sua plenitude, a expressividade emocional que cada aporta.

A inauguração da Sala de Exposições Temporárias, onde diferentes artistas exporão as suas obras ao longo do ano, consubstancia a ampliação verificada no Museu de Arte Sacra no arranque para a sua 3ª temporada.

Foram introduzidas algumas modificações no seu funcionamento, enriquecendo-o com novas ofertas culturais mantendo-o atractivo, depois de dois anos de funcionamento em que se afirmou como um importante ícone da cultura e história de Macedo de Cavaleiros. Novas peças das paróquias concelhias entram em exposição, é introduzida uma sala de paramentaria e a entrada é agora feita pelo piso térreo, onde está localizado o Posto de Turismo.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN