Segundo a agênncia Lusa, duas doentes foram infectadas no hospital de Bragança pela bactéria da legionella presente na água de um dos pisos desta unidade hospitalar.
Uma das mulheres, com 42 anos, está internada nos cuidados intermédios com “prognóstico reservado” e a outra, com mais de 60 anos, já teve alta.
Foi esta última mulher que levou ao diagnóstico e à confirmação da presença da bactéria da legionella na água do hospital, segundo confirmou o gabinete de Comunicação do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), à Lusa. Entretanto, o foco da infecção já foi atacado e a unidade hospitalar já procedeu à desinfecção das canalizações.O quarto piso do hospital possui uma estrutura com cerca de 40 anos e ainda não sofreu quaisquer obras de requalificação, possuindo ainda as antigas canalizações. Foi aqui que surgiu o foco de infecção.
Segundo a fonte hospitalar as doentes deram entrada no hospital por “outros motivos” e estiveram internadas no quarto piso, onde funciona a especialidade de medicina.
A mulher mais velha teve alta e acabou por regressar com um quadro clínico que se veio a confirmar ser “pneumonia por legionella”.
O caso ocorreu há mais de duas semanas e a direcção comunicou de imediato à Delegação de Saúde Pública e à Direcção Geral da Saúde, que realizaram as análises que confirmaram a presença da legionella nas canalizações do 4º piso.
Segundo noticia a agência Lusa, citando o gabinete de comunicação, “os resultados positivos chegaram quarta-feira e quinta-feira o hospital procedeu à desinfecção através da injecção de água a alto impacto nas canalizações”.
Durante a noite de quinta-feira foi realizada uma segunda desinfecção com cloro e lixívia concentrada e a água das torneiras do hospital só voltou a ser utilizada hoje pela 08h00, de acordo com a fonte.
O hospital teve de recorrer à ajuda dos bombeiros para reabastecer o depósito esvaziado nas acções de desinfecção. Depois da desinfecção já foram recolhidas novas amostras para análise, cujos resultados só deverão ser conhecidos dentro de “duas semanas”.
Actualização 16/05/2011
A paciente de 42 anos de idade acabou por falecer. A senhora sofria de graves complicações de saúde derivadas de uma infecção intra-abdominal, infecção essa que foi agravada pela pneumonia causada pela bactéria da legionella .