A Associação de Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) está preocupada com a situação social que se vive na mais região vinhateira mais antiga do mundo e denunciou “situações de grande aflição” que actualmente se vivem.
Os responsáveis pela associação reivindicaram o aumento do benefício na vindima 2011 para ajudar os lavradores durienses a ultrapassar as dificuldades.
“O rendimento das explorações agrícolas tem diminuído significativamente”, afirmou Berta Santos, dirigente da Avidouro, à Agência Lusa, tendo ainda frisado que “esta situação resulta das consecutivas quebras de benefício e dos preços do vinho e ao constante aumento dos factores de produção”.
Segundo a Avidouro o problema só poderá ser resolvido com “um aumento do benefício na próxima vindima e a venda do vinho a preços que cubram os constantes aumentos dos custos de produção”.
O benefício é a quantidade de mosto que cada vitivinicultor pode destinar à produção de vinho do Porto e que é fixado em cada ano através do comunicado de vindima emitido pelo Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).