Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança pretende reduzir aparecimento de novos casos de diabetes em 5%

É um projecto da a Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança (ADDB) que pretende reduzir em 5% o surgimento de novos casos da diabetes em pessoas que habitam a região do nordeste transmontano.

Nos próximos quatro anos a ADDB abraça um novo desafio traduzido num projecto denominado Adoçar a Vida Reduzindo o Açúcar. Esta iniciativa assenta numa candidatura feita à Direcção Geral de Saúde (DGS) e abrange três municípios do distrito de Bragança: Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.

O objectivo do projecto será a redução em 5% do surgimento de novos casos de diabetes em pessoas que já estejam na iminência de serem diabéticos, bem como a redução em 5% das complicações que advêm da existência desta patologia.

Este projecto é financiado pela DGS em 77%, conta uma verba de cerca de 128 mil euros, sendo necessário a realização de actividades por conta da associação, que receberá o financiamento, apenas mediante a apresentação de provas da despesa.

A ADDB vai manter a mesma presidente nos próximos dois anos. Margarida Pires foi reeleita, numa eleição de lista única. Alguns dos anteriores membros da direcção, assembleia e conselho fiscal mantêm-se, embora a equipa tenha novas ideias para implementar no biénio.

Na calha está desde já a repetição do rastreio de podologia no dia 24 de Outubro, depois do sucesso da primeira edição, mais um passo da ADDB no combate ao problema do pé diabético.

Sendo objectivo da ADDB “disponibilizar toda a informação relacionada com a diabetes” e para que isso seja conseguido de uma melhor forma, a direcção tenciona ainda conseguir o estatuto de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN