Franceses investem na castanha de Vinhais

Um grupo empresarial francês vai investir mais de cinco milhões de euros numa fábrica de recolha e transformação de castanha em Vinhais, disse à Agência lusa Américo Pereira, presidente da edilidade.

Franceses investem na castanha de Vinhais
Segundo referiu, o grupo Athena vai adquirir a empresa Cacovin, constituída pelo município e associações locais, e alargar o negócio a toda a fileira da castanha, com a perspectiva de criação de "uma centena de postos de trabalho".

A Athena é um grupo francês que lidera a nível mundial a transformação da castanha”. No total, o empreendimento poderá criar “uma centena de postos de trabalho” na localidade.

A castanha é um produto apreciado no mercado francês e Vinhais e o concelho vizinho de Bragança juntos concentram 70% das 35 mil toneladas produzidas anualmente em Portugal.

O autarca referiu para a Lusa que foi “este potencial” e as acessibilidades ao centro da Europa que despertou o interesse dos franceses, já que Vinhais fica a 20 minutos da auto-estrada espanhola das Rias Baixas e da futura “grande” estação do TGV na Galiza.

Os novos proprietários da Cacovin vão, ainda segundo o autarca, investir mais quatro milhões de euros na expansão da fábrica, para, além da recolha, limpeza e calibragem que estava a ser feita até agora, completarem toda a fileira da castanha, nomeadamente ao nível da transformação.

“Nos dias de hoje, com empresas a fechar, cair no interior do País um investimento destes, é uma boa noticia”, declarou. O autarca adiantou ainda que “numa fase inicial, serão criados entre 20 a 30 postos de trabalho, um número que chegará à centena”.

Fonte: Lusa

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN