Confagri apela ao reforço da produção agrícola nacional |
A CONFAGRI considera que dever ser salvaguardada a capacidade do sector agro-alimentar e florestal continuar a melhorar a sua capacidade e eficiência produtiva, nomeadamente através do pleno aproveitamento dos fundos comunitários disponibilizados via PRODER.
Para isso é absolutamente crucial, garantir em 2011 e nos próximos anos, a comparticipação nacional no apoio aos investimentos do PRODER. Paralelamente, deverão ser revistas as medidas que se revelam inadequadas às necessidades dos agricultores e das empresas agro-alimentares e simplificadas as exigências burocráticas com que se confrontam os promotores.
De modo a potenciar a nossa capacidade exportadora, nomeadamente ao nível do sector do vinho, do azeite e das frutas, impõe-se uma estratégia concertada de promoção externa dos produtos portugueses, envolvendo as organizações representativas dos produtores tanto na concepção, como na execução dessa estratégia.
Face ao enorme desequilíbrio nas relações entre a grande distribuição e os seus fornecedores, a CONFAGRI defende uma intervenção política urgente e decidida, que defina, implemente e fiscalize um quadro regulamentador destas relações.
O Conselho Geral CONFAGRI lançou também um apelo, aos consumidores para optarem por produtos agro-alimentares nacionais, e para que exprimam junto do comércio retalhista e, especialmente, junto das principais cadeias de distribuição a sua preferência pela produção genuinamente nacional. Na actual conjuntura que o país atravessa, esta atitude constitui um imperativo patriótico e um acto de solidariedade e incentivo para com os produtores e as empresas nacionais, além de contribuir para a defesa de emprego directo e indirecto gerado pelo sector agro-alimentar português.
O conjunto de medidas de natureza sectorial aprovadas no Conselho Geral da CONFAGRI irá ser apresentado aos partidos políticos concorrentes às próximas eleições.