Câmara de Alfândega da Fé quer potenciar produtos gastronómicos à base de amêndoa

Em época de amendoeiras em flor, a amêndoa é o elemento principal de um Showcooking que vai acontecer no espaço Mercadinho Flor de Amêndoa, em Alfândega da Fé. A actividade vai ser desenvolvida pelo Chef Jorge Vaz, consultor gastronómico e formador na escola de hotelaria do turismo de Portugal no dia 20 de Marco, pelas 16.30h.

Entre outras iguarias nas quais a amêndoa está sempre presente, o Chef vai apresentaruma inovação desenvolvida especificamente para Alfândega da Fé, trata-se do gelado de chouriço doce. Um enchido tipicamente transmontano confeccionado à base de pão, sangue de porco, mel e amêndoa e que habitualmente é consumido à sobremesa.

Uma forma de dar relevo a um produto típico desta região e pouco conhecido, mas também de promover os diferentes usos e potencialidades gastronómicas de um da amêndoa do concelho. Assim se assume também o Mercadinho Flor de Amêndoa, um espaço de promoção, venda e degustação de produtos locais, que desde há dois anos recebe os inúmeros turistas que passam pelo concelho em época de amendoeiras em flor.

A autarquia espera com este tipo de iniciativas contribuir também para que os locais apostem na confecção de pratos à base de produto típicos, fazendo da gastronomia um factor de atractividade turística, ao mesmo tempo que se valorizam produtos com importância para a economia concelhia incentivando a continuidade da sua produção.

É nesta linha que se insere a apresentação de um novo produto à base de amêndoa. Trata-se de uma Pasta de Amêndoa, que a Câmara Municipal quer fazer chegar ao mercado com a marca “Terras de Alfândega”. Com o lançamento deste novo produto terminam as festividades relacionadas com a amêndoa no concelho. Este produto vai ser dado a conhecer e a degustar no dia a 27 de Março, por volta das 16.30h, no Mercadinho Flor de Amêndoa.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN