
O azeite, um dos produtos agrícolas com maior peso económico em Trás-os-Montes, vai ser motivo de um promoção massiva entre todos aqueles que durante o próximo fim-de-semana resolverem fazer uma visita à cidade de Mirandela.
Integrada neste festival está ainda agendadda a cerimónia de inauguração do Laboratório de Análise Sensorial – Sala de Provas de Azeite do Piaget Alimentar, que irá decorrer nas instalações do Campus Universitário de Mirandela.
Este laboratório nasceu no âmbito do projecto OlivaTMAD – Rede Temática de Informação e Divulgação da Fileira Olivícola de Trás-os-Montes e Alto Douro, e “aposta na promoção de um dos mais importantes produtos da região como agente dinamizador económico e turístico”.
A criação do Laboratório de Análise Sensorial – Sala de Provas de Azeite é uma iniciativa do Piaget Alimentar - G-A-I-A – Gabinete de Apoio à Indústria Agro-Alimentar e foi financiado pelo PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, que “pretende reforçar a qualidade, valorização e diversidade do azeite, através da intervenção técnica, científica e comercial especializada”.
Ligados ao OlivaTMAD e com o propósito de promover o sector olivícola regional, estão, a par do Instituto Piaget e Piaget Alimentar, o Município de Mirandela, a Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Festival de Sabores do Azeite Novo propõe ainda workshops, exposições, provas e seminários dedicados à oliveira e ao azeite. Pode ainda experimentar várias iguarias no festival gastronómico que decorre até 6 de Fevereiro em restaurantes e pastelarias do concelho.
Este ano o festival também lançou um concurso de fotografia que premiará o melhor trabalho sobre paisagens olivícolas de Trás-os-Montes .