Para 2011, os restaurantes aderentes cresceram quase 40 por cento, o que é “um número excelente”, e os municípios aumentaram também, aproximando-se do pleno. A TPNP abrange 82 câmaras municipais e ambiciona fazer deste evento “a espinha dorsal na promoção do produto gastronomia e vinhos para o Norte de Portugal”, explica Júlio Meirinhos, vice-presidente da TPNP.Cada município compromete-se a oferecer “um prato emblemático e um doce” locais. Miranda do Douro, vai estar representado com dois restaurantes e Vila Nova de Foz Côa com três.
A TPNP aposta forte na promoção dos Fins-de-Semana Gastronómicos 2011, anunciando que vai editar “15.000 brochuras com todo o cardápio do evento, contactos e nomes de restaurantes, animação, assim como 2.500 cartazes e 20.000 desdobráveis promocionais”.
“Vamos ter promoção permanente em força na nossa loja de Santiago de Compostela (Galiza) e haverá um sítio específico na internet” sobre os FSG, salienta Júlio Meirinhos, frisando ainda que esta ação pretende vincar que “a gastronomia e os vinhos são um produto estratégico” que os turistas valorizam, tal como indicam vários estudos.
A iniciativa vai ser apresentada a 4 de Janeiro, no Paço dos Duques, em Guimarães, numa cerimónia em que estarão presentes “a quase totalidade dos municípios” com os seus produtos, como se fosse “uma feira”.