Projecto Alfândega Inclusiva contemplada com “Prémio EDP Solidária Barragens 2010”

Montante vai permitir financiar obras para a instalação de Centro de Actividades Ocupacionais (CAO)

A Associação LEQUE – Associação Transmontana de Pais e Amigos das Crianças com Necessidades Especiais foi uma das contempladas com o Prémio EDP Solidária Barragens 2010. A Concurso estiveram 46 projectos, o “Alfândega Inclusiva” que a LEQUE está a desenvolver, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, mereceu a distinção do júri constituído para atribuir este prémio.

É o segundo ano que a EDP atribui este prémio. Uma iniciativa desenvolvida no âmbito da política voluntária de responsabilidade social da EDP que visa apoiar projectos que têm por base a melhoria da qualidade de vida e a integração de pessoas ou comunidades em risco de exclusão social, especificamente nas regiões e concelhos onde a EDP se encontra a desenvolver projectos de aproveitamentos hidroeléctricos.

A atribuição deste prémio reveste-se para a Associação de um significado muito especial. Se por um lado é o reconhecimento público do trabalho e projecto que esta instituição está a desenvolver, por outro assume-se de extrema importância para a concretização desse mesmo projecto.

Os Cerca de 40 mil euros (dez mil euros em dinheiro e 30 mil em obra) que a LEQUE vai receber das mãos da EDP, vão ser investidos num Centro de Actividades Ocupacionais para pessoas com necessidades especiais. O montante vai permitir efectuar as obras necessárias para a recuperação e adaptação da antiga Casa do Povo de Alfândega da Fé, assim como a aquisição de diverso material necessário ao funcionamento de uma valência deste género.

A entrada em funcionamento deste serviço assume-se como um elemento chave no processo de apoio e inclusão às famílias e pessoas com necessidades especiais. Num concelho onde existem, cerca de 70 pessoas com necessidades especiais referenciadas a implementação de uma valência deste género ganha especial relevância. Para além de permitir o desenvolvimento de competências a vários níveis, aumentando a auto estima e autonomia do, são também essenciais no desenvolvimento de competências profissionais, o que se pode traduzir também numa autonomia económica dos utentes.

Este é apenas um dos muitos projectos que a LEQUE tem vindo a desenvolver nesta área. Apesar de ser uma Associação recente, foi também a primeira do género a surgir no distrito de Bragança e nasceu fruto da necessidade de congregar meios e esforços que se traduzissem numa resposta eficaz para os problemas e necessidades das famílias e pessoas com necessidades especiais no distrito.

Seguindo esta lógica tem vindo a desenvolver diversas actividades direccionadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias com necessidades especiais. Aqui destaque para a Escola de Pais, n.e.e.. Um projecto cujo principal objectivo é a formação de pais emocionalmente competentes, capacitados para lidar com o problemas e necessidades dos filhos. Uma iniciativa que começou em Bragança, estendeu-se a Alfândega da Fé e vai chegar a Mirandela.

Esta Associação de âmbito distrital, tem sede em Alfândega da Fé e conta já com cerca de 150 sócios, tendo sido formalmente constituída em Bragança em Junho de 2009. A instituição foi também uma das responsáveis pela instalação do Primeiro SIM-PD (Serviço de Mediação e Informação para Pessoas com Deficiência) no distrito.

Está também a dinamizar através de protocolo estabelecido com a Rede Social de Alfândega da Fé, o Centro de Atendimento e Animação para Pessoas com Deficiência. É também a entidade responsável pela Colónia de Férias para pessoas com necessidades especiais que estão a decorrer no concelho até ao final do ano.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN