Chama-se Aniceto Afonso, é natural de Vinhais, e é co-autor do livro “Os Anos da Guerra Colonial” que vai ser lançado no próximo dia 30 de Novembro na livraria Bertrand Picoas em Lisboa.
“Os Anos da Guerra Colonial”, da autoria de Aniceto Afonso e Carlos Matos Gomes é editado pela QuidNovi e aborda a temática da guerra colonial travada no período que vai de 1961 a 1975.
Trata-se de um livro de testemunhos que pretende dar a conhecer “relatos sobre o que aconteceu em cada um dos locais onde a guerra foi travada, nas «picadas» mais perigosas, nas «matas» do Norte de Angola e de Moçambique, nas «chanas» do Leste, nas «bolanhas» da Guiné, a bordo de navios e lanchas, de aviões e de helicópteros, e ainda, o que pensaram os homens que decidiram a guerra, que a conduziram, que a fizeram de ambos os lados”.
A obra vai ser apresentada publicamente pelo jornalista Joaquim Furtado.
Aniceto Afonso é coronel do Exército na situação de Reforma e nasceu em Vinhais em 1942. Fez os estudos secundários em Bragança e concluiu o curso de Artilharia da Academia Militar em 1963. Cumpriu comissões em Angola (1969-71) e em Moçambique (1973-75). Fez a licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1980 e o Mestrado em História Contemporânea de Portugal pela mesma Faculdade em 1990.
Foi professor de História na Academia Militar de 1982 a 1985 e de 1999 a 2005. Foi director do Arquivo Histórico Militar (Lisboa) de 1993 a 2007, integrando vários grupos de trabalho e comissões relacionadas com os arquivos militares, a documentação e a História. Foi responsável pelo Arquivo da Defesa Nacional de 1996 a 2007. É membro da Comissão Portuguesa de História Militar e do Comité dos Arquivos da Comissão Internacional de História Militar, desde 1998; é investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e autor de várias obras.