Este espaço de formação, especialmente direccionada para famílias com crianças com necessidades especiais, reuniu cerca de 45 pessoas e revelou-se como uma excelente forma de aprendizagem para todos os pais e profissionais da área. Até porque assenta no princípio da educação emocional e assume-se também como um espaço de formação para famílias na área das competências parentais e educação para a diferença.A experiência foi de tal forma enriquecedora que está na calha a possibilidade de realizar uma nova formação com todos aqueles que não puderam frequentar estas 2 classes iniciais.
Esta iniciativa destinada a formar pais emocionalmente competentes, insere-se num projecto mais vasto que a autarquia está a desenvolver em conjunto com Associação LEQUE (Associação de Pais e Amigos das Crianças com Necessidades Especiais), a primeira Associação do género do distrito de Bragança e com sede em Alfândega da Fé.
O projecto "Alfândega Inclusiva", tem como principal objectivo responder de forma eficaz às necessidades, anseios e problemas das famílias e pessoas com necessidades especiais.
Este Projecto pretende assumir-se como um veículo prioritário na procura de soluções, disponibilização de serviços e apoios nesta área.
Daí que estejam em marcha outras iniciativas como o SIM-PD (serviço de informação e mediação para pessoas com deficiência), ou a Colónia de Férias para Pessoas com Necessidades especiais. Esta última é um espaço que vem responder a uma das necessidades manifestadas por pais e pessoas com deficiência através da implementação de um local de férias, diversão e lazer para pessoas com NE (necessidades especiais resultantes de uma deficiência), com actividades diversificadas e ajustadas às suas problemáticas.
A primeira Colónia de Férias decorre até 12 de Outubro e várias são as actividades realizadas durante este período.