
O Programa Rede Social foi implementado a partir do ano 2000, promovendo a adopção de uma lógica de intervenção tendo em conta a multidimensionalidade e contexto territorial em que ocorrem os problemas sociais. Por via do Programa começaram a emergir os primeiros Diagnósticos e Planos de Desenvolvimento Social de âmbito municipal em Portugal.
Volvidos 10 anos, a abordagem mais comum das Redes Sociais para o desenvolvimento de parcerias envolvem maioritariamente as autarquias, serviços públicos desconcentrados e instituições do sector solidário. De fora ficam, na maioria dos casos, a população, grupos informais de cidadãos e o sector empresarial.
Contrariar esta situação, é o objectivo da Universidade de Verão 2010. No sentido de preparar os caminhos futuros vem procurar reflectir sobre boas práticas de intervenção comunitária, promotoras da participação da população e das empresas em processos de planeamento e na criação de resposta para os problemas sociais.
Esta Universidade de Verão é promovida por uma parceira composta pela Associação IN Loco, o Instituto de Segurança Social e o Centro de Estudos Sociais.