De hoje e até ao dia 18 de Setembro decorre a Universidade de Verão 2010 em São Brás de Alportel, com as temáticas das Redes Sociais, metodologias participativas e intervenção comunitária. A Rede Social de Macedo de Cavaleiros (RSMC) foi escolhida para apresentar o seu trabalho enquanto promotora de desenvolvimento local.
A RSMC, entre o conjunto de parceiros, é a única do país convidada a expor o seu trabalho de desenvolvimento comunitário. Hoje, após a sessão de abertura, a RSMC faz a síntese de dez anos de trabalho em Rede, focando os princípios norteadores do CLASMC e a metodologia de trabalho utilizada e, seguidamente faz a apresentação pormenorizada da Iniciativa “Mudar As Práticas”, servindo como exemplo num crescimento local por todos desejado.
O Programa Rede Social foi implementado a partir do ano 2000, promovendo a adopção de uma lógica de intervenção tendo em conta a multidimensionalidade e contexto territorial em que ocorrem os problemas sociais. Por via do Programa começaram a emergir os primeiros Diagnósticos e Planos de Desenvolvimento Social de âmbito municipal em Portugal.
Volvidos 10 anos, a abordagem mais comum das Redes Sociais para o desenvolvimento de parcerias envolvem maioritariamente as autarquias, serviços públicos desconcentrados e instituições do sector solidário. De fora ficam, na maioria dos casos, a população, grupos informais de cidadãos e o sector empresarial.
Contrariar esta situação, é o objectivo da Universidade de Verão 2010. No sentido de preparar os caminhos futuros vem procurar reflectir sobre boas práticas de intervenção comunitária, promotoras da participação da população e das empresas em processos de planeamento e na criação de resposta para os problemas sociais.
Esta Universidade de Verão é promovida por uma parceira composta pela Associação IN Loco, o Instituto de Segurança Social e o Centro de Estudos Sociais.