A Participação faz-se Participando, a Inclusão Faz-se Incluindo

Começaram já as acções do projecto “A Participação faz-se Participando, a Inclusão Faz-se Incluindo", no âmbito do Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010.

Este é um trabalho que está a ser desenvolvido pela autarquia de Miranda do Douro e tem como principal objectivo estabelecer pontos entre as necessidades e os recursos de indivíduos de etnia cigana a residirem nas freguesias de Malhadas, Duas Igrejas, Sendim e Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro.

Para além disso, município pretende abrir perspectivas de outros grupos sociais a participarem activamente neste programa.

Para que este projecto tenha êxito é essencial que os parceiros e agentes locais estejam preparados e sensibilizados para as iniciativas comunitárias orientadas para a luta contra a pobreza e a exclusão social de certos grupos específicos.

Sob o mote “Educar para a Cidadania” os grupos tiveram já a oportunidade de visitar algumas Instituições Públicas do concelho e de ficar a conhecer as diversas funcionalidades das mesmas.

De realçar o interesse demonstrado pelos visitantes ao Museu das Terras de Miranda, onde nenhum dos participantes nunca tinha estado.

De referir ainda, que este é um projecto é financiado em parte pelo Fundo Social Europeu, através do Instituto da Segurança Social, I.P./Segurança Social e pelo Município de Miranda do Douro.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN