Nordeste Transmontano vai ter Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia

O contrato relativo à obra para a construção da “Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia do Nordeste Transmontano” já foi adjudicado.

O Consórcio Painhas, S.A., DST – Domingos da Silva Teixeira, S.A., e OWS – Organic Waste Systems, recebeu na semana passada o visto do Tribunal de Contas para promover a construção do empreendimento.

O preço global do presente contrato é de €25.334.194,85, sendo o financiamento assegurado em 70% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), na sequência de candidatura apresentada ao Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), participando a Resíduos do Nordeste com a parte restante do custo total do projecto.

Para a região trata-se do início de um novo ciclo no processo de gestão de resíduos, pois permitirá a valorização dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB) dos treze Municípios do Sistema Intermunicipal do Nordeste Transmontano, evitando assim a sua deposição em aterro e ajudando a cumprir as metas estabelecidas até 2013 pelo Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU II).

Além das importantes vantagens para o Ambiente, o projecto trará também mais-valias em termos económicos e sociais para a região transmontana, pois permitirá criar cerca de 40 postos de trabalho na fase de construção, e 30 novos postos de trabalho directos na fase de exploração da Unidade.

Este projecto permitirá ainda à Resíduos do Nordeste, EIM integrar o mercado inovador da comercialização de compostos orgânicos produzidos pela Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico e alargar a produção de energia eléctrica através da valorização do biogás gerado no sistema, constituindo um forte instrumento para o cumprimento das metas nacionais e europeias de reciclagem e produção de energias renováveis.

A obra encontra-se em fase de construção, prevendo-se a sua conclusão no primeiro semestre de 2011.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN