
É um edifício constituído por 16 salas de aula, biblioteca, refeitório, sala de informática, sala multiusos, de direcção e professores, reprografia, enfermaria, dois parques infantis e um polidesportivo. A obra teve um custo total de 3.100.000 €, dos quais cerca de 2.300.000 € comparticipados por fundos comunitários, com o restante a ser suportado pelo Município.
Beraldino Pinto referiu que “este é um dia de muita alegria”, pois “a Câmara Municipal empenhou-se a todos os níveis na concretização deste projecto, pelo que a abertura do novo Centro Escolar é motivo de uma enorme satisfação, é um marco importante para todo o concelho, porque não é todos os dias, nem todas as décadas, que são inauguradas umas instalações do género.” As condições físicas criadas “facilitarão o trabalho dos professores e educadores, estes que todos os dias lidam com as crianças, levando a uma melhor educação e formação, que todos desejamos.” Apesar do elevado investimento, o autarca refere que “foi feito com muito agrado, do qual não tivemos dúvidas, porque preparar os jovens para melhor enfrentarem a vida, é o melhor investimento que podemos fazer.”
O Centro Escolar agora inaugurado vem substituir 4 escolas existentes na cidade. A rede de escolas do 1º Ciclo vai funcionar com dois centros escolares na cidade e duas escolas, em Chacim e Morais. No ano lectivo que agora se inicia, o novo Centro Escolar acolhe cerca de 230 alunos do 1º e 2º anos do 1º Ciclo. Nos próximos anos, com a integração das crianças do ensino pré-escolar, o número total de alunos atingirá um número próximo dos 400.