Qualidade do azeite de Trás-os-Montes DOP é também reconhecida na América do Sul

A qualidade do Azeite DOP produzido na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro está a ser reconhecida por todos os cantos do mundo.

Depois de em Israel ter obtido distinções e medalhas no importante concurso “Terraolivo” (Mediterranean International Olive Oil Competition), a qualidade do azeite transmontano conquista agora a América do Sul.

O Azeite de Trás-os-Montes DOP João das Barbas foi mais uma vez foi reconhecido num concurso internacional. Neste caso no OLIVINUS 2010 realizado na Argentina, sendo o único azeite português premiado.

Recorde-se que o João das Barbas – Azeite de Trás-os-Montes DOP foi considerado um dos 20 melhores do Guia Flos Olei em 2009 e ganhou também recentemente uma medalha de ouro no Concurso Terraolivo em Israel.

Segundo a Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro AOTAD, “a estratégia da qualidade e da valorização internacional do Azeite de Trás-os-Montes DOP é a única que pode garantir a criação de valor na cadeia de produção e Comercialização. A sucessão de prémios vem apenas confirmar que a fileira quer ao nível da produção quer ao nível da transformação atingiu a qualidade necessária para se afirmar quer no mercado nacional quer no mercado internacional”, sublinham.

Perante os sucessivos sucessos do produto transmontano, a AOTAD interroga-se em nota endereçada à imprensa: “Qual é a região ou o país que perante este reconhecido potencial cruza os braços e abandona os produtores que têm realizado um enorme esforço de valorização à sua sorte?”.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN