Associação Portuguesa de Apoio à Vítima lança campanha para prevenção de crimes patrimoniais

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou uma campanha que se designa “Se pode complicar, para quê facilitar?”, no âmbito do Projecto Crimes Contra o Património. Esta campanha pretende reforçar a prevenção de crimes patrimoniais, o combate à criminalidade contra o património e o apoio às suas vítimas.

De acordo com dados do Ministério de Administração Interna (Relatório Anual de Segurança Interna) em 2008, a criminalidade patrimonial representou 57 por cento do total dos crimes reportados às Autoridades. No total, verificou-se um aumento de 14 por cento face a 2007.

A APAV considera esta campanha importante para que a população adopte comportamentos preventivos no que diz respeito aos vários aspectos da segurança: na rua, nas zonas residenciais e de trabalho, nos transportes e áreas de acesso público, avaliação de risco, carjacking e homejacking. Não se pretende com isto aumentar o nível de alarme, mas sim o nível de protecção das pessoas.

Para combater o crime todos temos de colaborar. A redução do risco e o medo do crime diz respeito a todos: à polícia, a cada um de nós e às comunidades de que fazemos parte. O que teremos de fazer é tornar a vida difícil aos criminosos. No site www.complique.org irá encontrar informação essencial para o ajudar a contribuir para este combate ao crime à medida que se protege a si próprio e aos seus bens. Deixamos aqui alguns exemplos de prevenção:

- Segurança Automóvel: Não deixar no veículo objectos à vista; Estacionar em locais vigiados sempre que possível.

- Carjacking: Aproxime-se do carro com a chave na mão. Olhe em redor e para o interior do carro antes de entrar nele. Mantenha sempre em todos os percursos as portas fechadas enquanto conduz.

- Segurança em Casa: Nunca deixe uma segunda chave escondida próximo da porta de entrada: os assaltantes reconhecem facilmente todos os esconderijos; Se sair à noite, corra os cortinados e deixe algumas luzes acesas ou um rádio ligado.

- Segurança Sénior: Mude as suas rotinas com frequência: é com as rotinas que os assaltantes contam. O assaltante de residências não corresponde à ideia de um ladrão sinistro que actua à noite, encapuzado, de cara coberta.

- Segurança Jovem: Mantém-te alerta! Não leves postos os auscultadores: isso irá impedir-te de prestares atenção ao que se passa à tua volta; Guarda o teu telemóvel separado do resto das tuas coisas para poderes usá-lo facilmente.

- Segurança de carteira/Documentos: Em caso de furto ou roubo de cartões bancários, deve contactar de imediato a entidade emissora dos cartões de crédito ou de débito. Guarde os cheques num lugar seguro e evite tê-los junto a documentos de identificação como o BI ou carta de condução.

A APAV é uma porta de saída para a vítima de crime patrimonial, dado que pode prestar-lhe apoio a vários níveis, psicológico, emocional, jurídico e social. Os serviços da APAV são confidenciais e gratuitos. Pode dirigir-se ao Gabinete de Apoio à Vítima de Vila Real, que se situa no edifício do Governo Civil, Largo Conde de Amarante; telefone 259375521/259375555 ou ainda pelo email apav.vilareal@apav.pt

Reforce a prevenção, não fique vulnerável a estes crimes. Se pode complicar para quê facilitar?

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN