O Grupo duriense participou no grande Festival Internacional de Precursão “Portugal a Rufar 2010”, que teve lugar no Seixal, no passado dia 30 de Maio e acabou por arrebatar o primeiro prémio.O grupo de “Zés Pereiras” de Sanfins do Douro, concelho de Alijó, conta já com 65 anos de existência, tendo ao longo desta longa carreira participado em centenas de festas e romarias por todo o país.
Da participação no Seixal, o destaque vai para o primeiro prémio - o Bombo de Ouro - ganho pela associação que se propôs a concurso. O galardão vai permitir renovar parte dos instrumentos dos Zés Pereiras de Sanfins, bem como levar ainda mais longe o nome deste grupo duriense.
Esta participação, e sobretudo o prémio alcançado, constitui um estímulo que reconhece o empenho e o trabalho desenvolvido em prol das tradições e costumes da aldeia vinhateira de onde é originário o conjunto de percussionistas.
Deste grupo fazem também parte os designados cabeçudos e gigantones que compõem uma original coreografia ao som dos bombos e dos restantes instrumentos. O Grupo tem raízes bastante antigas, mas surgiu com maior dinâmica em 1945, completando agora 65 anos de idade.