Inauguração do Centro de Interpretação do Ecomuseu Terra Mater

Foi inaugurado em Picote, Miranda do Douro, o Centro de Interpretação do Ecomuseu Terra Mater, o primeiro Ecomuseu da Terra de Miranda.

Assinalando o evento, o Centro de Interpretação do Ecomuseu começou a exibir a exposição Cultibos, Yerbas i Saberes, que a partir do dia 30 de Abril data está aberta ao público.

No coração do Planalto Mirandês, o Ecomuseu Terra Mater pretende abranger uma região que na Idade Média se estendia de Lagoaça até Outeiro, integrando todo o Leste do Parque Natural do Douro Internacional.

Este Ecomuseu tem como objecto expor aspectos relacionados ao Homem e ao seu meio, propondo aos visitantes a interpretação global deste território e do seu património, envolvendo também múltiplas actividades de dinamização e valorização das muitas práticas tradicionais que continuam vivas na região.
O Ecomuseu está localizado na aldeia de Picote que, para lá de possuir uma soberba paisagem proporcionada pela sua posição debruçada sobre o Douro Internacional, foi beneficiada por um dinâmico programa de desenvolvimento local destinado a melhorar a experiência de vida dos moradores e o enriquecimento cultural dos visitantes.

Este projecto ecomuseológico inclui acções que foram financiadas, numa primeira fase, pelo Programa Agris, contando também com o apoio da EDP e, numa segunda fase, um projecto objecto de financiamento pelo actual ON2 que envolve também uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança e a colaboração de outras entidades, como a EDP, REN, ICNB, INRB, CGD e o Município de Miranda do Douro.

O Ecomuseu Terra Mater é gerido pela Frauga – Associaçon pa l Zambolbimiento Antegrado de Picote, activa desde 1996.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN