No mês em que a Cereja é Rainha, Alfândega da Fé vai reunir-se em torno deste carnudo e apetitoso fruto. A Câmara Municipal organiza, entre 10 e 13 de Junho, a Festa da Cereja. Um elogio ao fruto, mas também a todos os produtos Terras de Alfândega.
A cereja de Alfândega é conhecida pela sua excelente qualidade e é responsável pela atracção de milhares de pessoas à vila transmontana, para provar, degustar e comprar as conhecidas cerejas de Alfândega da Fé.
A iniciativa em torno da cereja é realizada há cerca de 15 anos neste concelho do interior do país. A designação Festa, que o certame perdeu nos últimos anos, foi nesta edição recuperada.
A Feira foi apresentada no Porto, num almoço onde a cereja de Alfândega foi a base do menu de degustação especialmente concebido para o efeito. A Câmara Municipal desafiou o Chefe Marco Gomes a idealizar um menu que revelasse as potencialidades deste produto típico. O conhecido Chefe, natural de Alfândega da Fé, surpreendeu os presentes com pratos que conjugam este produto típico com os sabores da inovação.
Cerejas ao natural recheadas com paté de perdiz, Cerejas glaceadas com escalope de foie- gras, carpaccio de cerejas com taco de robalo e aletria ao alho, puré de cerejas com peito de pato, um Shot com especiarias e espuma de leite de coco, ou cerejas em calda com pudim de chocolate, foram algumas das novidades apresentadas pelo Chefe.
A ideia passa por demonstrar que a Cereja de Alfândega é ideal tanto para terminar, iniciar uma refeição, como para acompanhar os pratos principais. Uma experiência gastronómica, que revelou que para além dos bolos e compotas a Cereja de Alfândega tem lugar noutros sabores.
A pensar na preservação da produção e valorização deste fruto a Câmara Municipal tem previsto uma série de iniciativas durante os 4 dias de Festa. Neste campo destaque para o primeiro painel de provadores de cereja, que permitirá traçar a identidade da cereja de Alfândega, revelando as suas principais características. Informação que vai assumir especial importância noutras das estratégias definidas para os produtos da terra.
A autarquia está apostada em fazer da cereja, mas também do azeite, do mel, enchidos ou castanha um dos principais factores de atracção e promoção do concelho. Daí que à Festa da Cereja se tenham associado grandes nomes da cozinha nacional, como é o caso do Chefe Marco Gomes e Luís Américo Teixeira.
Uma colaboração com quem faz inovação gastronómica a partir dos produtos locais. Assim, nas tasquinhas do certame possa ser degustado um menu à base de cereja e outros produtos típicos, idealizado especialmente para Alfândega da Fé.
O concelho orgulha-se de possuir um dos maiores cerejais da Península Ibérica e embora ao longo dos anos a produção tenha sofrido uma quebra significativa, resultado da reconversão da plantação, a cereja continua a ser um dos principais cartões de visita de Alfândega da Fé. Com uma área de cerca de 100ha de cerejais, concentrados, principalmente, nas mãos da Cooperativa Agrícola local, a organização quer colocar a cereja de Alfândega na “boca de toda a gente”. Para tal também os 15 pequenos e médios produtores de cereja referenciados vão marcar presença nesta Festa.
Junta-se a tudo isto o artesanato, rega-se com um bom vinho regional e serve-se ao som dos grupos de música tradicional. Saberes e sabores de outros tempos que convivem em perfeita harmonia com o traço de modernidade que tem vindo a ser impresso ao certame. É que nem só de tradição vive a Festa.
A animação está garantida com a actuação de grupos musicais.