Decorreu ontem no Centro Cultural, o encontro de encerramento da iniciativa de Empreendedorismo e Inovação no Município de Macedo de Cavaleiros. Esta acção, que decorreu de Janeiro a Maio, teve como promotores a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia, através do Projecto Trampolim.
Consciente da importância do empreendedorismo como elemento fundamental para um desenvolvimento sustentável, a Câmara Municipal fomentou a realização da iniciativa. Esta centrou o seu caminho no desenvolvimento de programas adequados às diferentes necessidades, desenvolvendo diversas competências pessoais e profissionais capazes de promover atitudes empreendedoras, pró-activas e inovadoras.
Foram desenvolvidas 5 acções que procuraram desenvolver características como a capacidade de tomar decisões, liderança, espírito crítico, determinação, gestão do tempo, espírito de equipa, iniciativa, autonomia, criatividade e perseverança. Em “Escola Iniciativa” foram abrangidos todos os alunos do ensino básico, mostrando-lhes a importância da adopção de uma atitude empreendedora desde os primeiros anos de formação. Na “Valor Associativo”, virada para o grande número de associações concelhias, foi procurado incutir o objectivo de promover o estabelecimento de parcerias e o desenvolvimento de acções partilhadas.
O sector turístico não ficou de fora, participando na acção “Empreendedorismo Turístico”. As empresas foram incentivadas a fomentar adopção de uma postura mais inovadora, tendo em conta a realidade local e centrada na riqueza cultural, na gastronomia e tradições do concelho.
A “Presidência Empreendedora” colocou em formação os presidentes de junta do concelho, dotando os mesmos de ferramentas e métodos para uma melhor e mais adequada organização e gestão das suas autarquias.
Para além de uma aposta na formação das pessoas, este projecto foi também um investimento no desenvolvimento das freguesias. A acção “Saber Ser Empreendedor” foi dirigido a pessoas em situação de desemprego e que puderam assim, promover o seu espírito criativo e desenvolver algumas das suas ideias, por forma a apoiá-los na criação do próprio emprego.