
Alemães e britânicos fortalecerão a sua posição de campeões europeus do usado mas serão, de forma surpreendente, alcançados pelos portugueses e polacos.Com efeito, embora actualmente o façam muito pouco, estes últimos mostram-se muito favoráveis à revenda futura de artigos em segunda mão: mais do que um em dois portugueses inquiridos declara que será vendedor, no futuro, de produtos electrónicos, culturais, electrodomésticos e mobiliário, percentagem que atinge 71% no que diz respeito ao automóvel!
Com excepção dos húngaros, que não pensam renovar a sua experiência, todos os outros países verão a sua comunidade de revendedores particulares aumentar, sinal de que “quando se vendeu, voltar-se-á a vender".
O Grupo BNP Paribas Personal Finance acompanha há mais de 50 anos o desenvolvimento do consumo e das cadeias da distribuição no mundo. Em 1989, lançou, em França, uma publicação anual - o Observador Cetelem - cujos estudos sobre o consumo, a distribuição e o crédito, são fontes de informação e de reflexão ao dispor de todos os actores do mercado. A primeira edição portuguesa foi divulgada em 2000. O Observador Cetelem está presente em vários países: Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Portugal e República Checa.
As análises e previsões foram realizadas em Dezembro de 2009 em colaboração com o gabinete de estudos e consultadoria BIPE, com base num inquérito quantitativo, realizado em Setembro e Outubro de 2009, em CAWI (Computer Assisted Web Interview). Trata-se de um estudo baseado em inquéritos aplicados a amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de doze países: Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Rússia. Cerca de 8.000 europeus foram questionados com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.