Frei Fado D'el Rei em Alfândega da Fé para Celebrar Abril

O 25 de Abril vai ser comemorado em Alfândega da Fé com uma programação que evoca as memórias daquele que foi o acontecimento mais importante da história contemporânea portuguesa. A celebração da Revolução dos Cravos ganha destaque nas actividades culturais da autarquia.

O espectáculo com os Frei Fado D'el Rei é o ponto alto deste programa comemorativo. Pela primeira vez em Alfândega da Fé, este grupo traz ao Auditório da Casa da Cultura o Tributo a Zeca Afonso. Um espectáculo musical resultante do mais recente trabalho discográfico deste grupo. Trata-se de uma viagem através de 14 temas deste Mestre da Música, mas também dos Poemas e Poetas que musicou, tal é o caso do Poema de “Ser Poeta”, de Manuel Alegre, que dá nome ao último disco dos Frei Fado D`el Rei.

Vencedores do Prémio José Afonso em 2008, os Frei Fado D'el Rei, nasceram no Porto em 1990. O seu trabalho caracteriza-se por uma sonoridade enriquecida com elementos de raízes diversas, uma junção entre o imaginário do fado, da música popular e do flamenco. A sua estética musical é considerada das mais originais e cativantes do panorama musical nacional. Ao longo destes 20 anos de carreira já actuaram nos principais palcos nacionais e internacionais. Em Alfândega da Fé o concerto tem início marcado para as 18.00h do dia 25 de Abril, na Casa da Cultura.

Quem passar por este espaço cultural municipal pode também ver a exposição Recordar Abril. A mostra composta por cartazes, jornais, discos e filmes publicados entre Abril de 1974 e 25 de Abril de 1975, abre ao público por volta das 9.00h. Os objectos expostos evocam memórias desses anos e resultam das publicações efectuadas pela Comissão Dinamizadora da 5ª Divisão do Estado-Maior General das Forças Armadas.

A já habitual sessão solene da Assembleia Municipal, agendada para as 10.00h, conta com a presença do Coronel Amândio Amado Pereira, em Representação da Associação 25 de Abril. Os Jogos Tradicionais do 25 de Abril, que vão ter lugar a partir das 15.00h na sede do concelho, encerram este programa comemorativo da Revolução dos Cravos em Alfândega da Fé.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN