Xie Juan campeã Nacional

Realizaram-se durante o fim-de-semana, no Pavilhão Municipal de Novelas – Penafiel, os Campeonatos Nacionais Individuais, Pares e Pares Mistos, para o escalão de Seniores, em ambos os sexos. Para estes Campeonatos, tinha o C.T.M.Mirandela fundadas esperanças em obter bons resultados que viriam por força das actuações do Jorge Tito, da Ana Torres e, principalmente, pelo muito que se esperava do desempenho da sempre jovem Xie Juan, por força das suas três vitórias individuais obtidas anteriormente.

A Xie, teve uma fase grupos sem problemas de maior, apesar de aí ter defrontado a Ana Neves, Garachico que, haveria de ser a sua adversária na final da prova. Na primeira fase a Xie venceu por 3/0 a Ana Neves e a Céla Jesus, Ala de Gondomar e por 3/1 a Ana Marta, Guilhabreu. Já no quadro final, começou por vencer a Sara Sousa, CTMCampo e na meia-final, derrotou a Olga Chramko, São João, por 4/2. Na final que se previa mais equilibrada, foi ganha pela atleta mirandelense pela expressão máxima de 4/0, alcançando assim a sua quarta vitória nesta prova.

Pelo seu lado, a Ana Torres, na fase inicial da prova venceu primeiro a Francisca Cruz, Ala e a seguir a Cláudia Santos, CTMCampo, ambas pela marca de 3/1. Viria a perder frente à Olga Chramko, São João, apurandose ainda assim para a Fase Final onde começou por vencar a Cláudia Santos, Gondomar, para ser eliminada pela Ana Neves por 1/4, tendo assim obtido um honroso terceiro lugar nesta dificil prova.

Na prova masculina o Jorge Tito esteve também muito bem. Começou por vencer na fase de apuramento o Miguel Rato, Sanguedo, o José Nobre, E. Amadora e o Luis Henriques, Outeirense, tendo apenas perdido para o João Monteiro, Sterilgarda, de Itália. Já no mapa final, foi afastado pelo Dinis Cunha , Sambrasense, tendo alcançado a 27ª posição final.

Na prova de Pares Mistos, a Xie Juan formando dupla com o Novelense André Silva, conseguiu também o título nacional tendo derrotado na final o par Diogo Silva/Celia Jesus, a quem venceram por 8/11, 11/9, 11/8, 11/1.

Na prova de Pares Femininos, a dupla mirandelense Xie Juan/Ana Torres, logrou alcançar a medalha de bronze dos campeonatos, tendo sido eliminadas pelo par vencedor nas meias-finais da prova.

Resumidamente, podemos considerar que, as surpresas destes campeonatos foram a Ana Torres em femininos e o eterno Artur Silva, 1º Maio, em masculinos. Uma palavra muito especial para o vencedor da prova masculina, Tiago Apolónia, Ochsenhausen e para a qualidade da final jogada com o João Monteiro, Sterilgarda Castelgofredo. Por último, a grande figura destes campeonatos pode considerar-se a Xie Juan pelas duas vitórias conquistadas e ainda pelo terceiro lugar e consequente medalha de bronze na prova de Pares Femininos, jogando ao lado da Ana Torres, sua colega no C.T.M.Mirandela.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN