Douro: um turismo que cresce sem se ver

Segundo dados da Entidade Regional do Turismo do Douro, a região classificada como Património da Humanidade enquanto Paisagem Cultural Evolutiva e Viva recebeu durante 2009 cerca de 21 por cento de turista a mais relativamente a anos anteriores.

Mais de 184 mil visitantes subiram o rio Douro em 2009, constatando-se que a proveniência de quem nos visita é tão variada quanto a do planeta. As origens dos turistas são bastante díspares e o Douro acolhe gente das quatro partidas do mundo.

Este exponencial crescimento é actualmente sustentado por 14 empresas que operam, a maior parte delas, a partir da cidade invicta.

Vários esforços promocionais, sustentados pelos impostos dos portugueses, estão a levar a imagem da mais antiga região vinhateira do mundo até países como os Estados Unidos da América (EUA), a Alemanha, a França, a Itália, os Países Baixos, o Reino Unido e a Espanha, mas nem por isso essa acção se está a repercutir de forma evidente e positiva no tecido social e económico da região.

Apesar dos bons augúrios que o sector turístico fazem adivinhar para o Douro, é bem que se recorde que os concelhos que integram essa circunscrição territorial possuem um dos mais baixos índices de poder de compra nacionais, o que reflecte, de forma evidente, o atraso estrutural a que a região duriense está votada desde há séculos.

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