“Ajude o Haiti, agora!”

Um apelo da Cruz Vermelha Portuguesa para as vítimas do terramoto no Haiti está a se difundido por todas as redacções dos órgãos de comunicação social nacionais

Um terramoto devastador medindo 7.3 na escala de Richter atingiu o Haiti no passado dia 12 de Janeiro. Estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas tenham sido afectadas.

O terramoto atingiu a capital Port-au-Prince e outras áreas do país. A zona ocidental do Haiti, com uma população de 2.2 milhões, foi a mais atingida.

A Cruz Vermelha Portuguesa vai enviar imediatamente 25.000 Euros do seu Fundo de Emergência como primeiro passo para suportar o enorme esforço de socorro que se está a organizar. No entanto, a colossal dimensão deste desastre demonstra que muito mais vai ser necessário.

Com a proposição “Ajude o Haiti, agora!”, a Cruz Vermelha Portuguesa, no quadro do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, vem apelar à Comunidade portuguesa para apoiar as vítimas do terramoto no Haiti.

Segundo Luís Barbosa, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, “É muito importante que a ajuda humanitária chegue nos primeiros dias após este tipo de catástrofe. Quanto mais depressa a ajuda chegar, mais vidas se podem salvar.”

Os voluntários da Cruz Vermelha estão no terreno a assistir os feridos e a apoiar os hospitais que não têm capacidade para lidar com esta emergência.

As necessidades mais urgentes, até ao momento, são salvamento e resgate, hospitais de campanha, cuidados de saúde de emergência, purificação de água, abrigos de emergência, logística e comunicações.

A Cruz Vermelha do Haiti dispõe de stocks para assistir 3.000 famílias, incluindo stocks para 500 famílias em Port-au-Prince. Estes artigos de emergência consistem em utensílios de cozinha, kits de higiene pessoal, cobertores e contentores para armazenar água.

A Federação Internacional das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho mobilizou uma equipa especializada em resposta a desastres, saúde em emergência e logística que deverá chegar ao Haiti ainda hoje ao final do dia para apoiar a Cruz Vermelha do Haiti e coordenar a assistência dos organismos do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

As formas de donativo para o Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa – apelo vítimas do Haiti, são as seguintes:

1.Nas caixas multibanco ou por netbanking, optando por “pagamento de serviços” e marcando entidade 20999 e referência 999 999 999.

2.Efectuando um depósito ou transferência bancária para as contas “CVP – Fundo de Emergência.”

3.Enviando um Cheque ou Vale Postal pagável à CVP – Fundo de Emergência para o Departamento Financeiro da Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa (Jardim 9 de Abril, nº1 a 5, 1249-083 Lisboa).

Estes donativos são enquadráveis na legislação sobre Mecenato Social podendo beneficiar do respectivo regime fiscal.

Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa

O Fundo de Emergência da CVP pretende garantir uma resposta rápida e eficaz, tanto a nível nacional como internacional, a todas as pessoas que tenham a sua vida, saúde ou dignidade humana ameaçadas pela ocorrência de catástrofes, fornecendo-lhes alimentos, água, abrigo, cuidados médicos, sistemas de saneamento e apoio psicológico.

Através deste Fundo, a CVP poderá também efectuar campanhas de sensibilização e preparar-se, treinando pessoal, adquirindo equipamento especializado – como unidades móveis de telecomunicações e hospitais de campanha –, estabelecendo locais de acolhimento e criando stocks de emergência, incluindo alimentos, água, medicamentos, tendas, cobertores e vestuário, entre outras acções de prevenção.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN