Verão com a Astronomia, a Geologia e a Biologia em Macedo de Cavaleiros

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros vai dedicar os meses de Verão – Julho, Agosto e Setembro - aos “encontros” com a ciência, com actividades ligadas à astronomia, geologia e biologia.

O primeiro “encontro” com a astronomia está marcado para a próxima quinta-feira, dia 23, em Lagoa, pelas 21.30 horas, e tem como objectivo aproveitar as noites de Verão para conhecer o universo. Seguem-se a freguesia das Arcas, no dia 25, Grijó, no dia 26, Lombo, no dia 27, e Salselas, no dia 11 de Agosto. A concentração dos “astrónomos” é feita nas respectivas Juntas de Freguesia.

Desvendar alguns dos segredos da Terra e proporcionar aos participantes uma “viagem” com milhões de anos geológicos é o objectivo da proposta “Maciço de Morais: antigo oceano enquadrado por dois antigos continentes”, que se realiza a 25 de Julho, com repetição cerca de um mês mais tarde, a 29 de Agosto. Os “encontros” estão marcados para as 08.30 horas, junto ao Centro Cultural, e o itinerário dos “geólogos” inclui passagem por Macedo de Cavaleiros, Izeda, Santulhão, Morais, Paradinha de Besteiros e Lagoa.

A iniciativa “Maciço de Morais: antigo oceano enquadrado por dois antigos continentes” realiza-se desde 2006 e em cada nova edição tem-se registado um aumento significativo do número de participantes. As singularidades geológicas do Maciço de Morais, conhecido por “Umbigo do Mundo”, cativam todos os anos alunos, professores, profissionais ligados à área e aficionados da geologia, que se deslocam a Macedo de Cavaleiros vindos de diversos pontos do país.

Ao longo de cerca de 150 km de percurso, os participantes podem observar testemunhos da colisão de dois antigos continentes, Gondwana e Laurússia, e do antigo oceano Rheic, acontecimento que milhões de anos mais tarde gerou a cartografia do mundo dividido nos cinco continentes que hoje conhecemos.

Os “encontros” com a biologia estão marcados para os dias 11 e 12 de Setembro com as propostas “De olhos postos no chão – que animais aqui vivem?”, às 17.00 horas, com concentração junto ao Centro Cultural seguida de passeio pela Serra de Bornes, e “Aves nocturnas e diurnas”, às 16.00 horas, no Núcleo Central da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, respectivamente.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN